Objetivo: Desenvolver habilidades de expressão escrita utilizando os princípios da Comunicação Não Violenta.
a. Explicar aos alunos o conceito de Comunicação Não Violenta e sua importância na construção de relacionamentos saudáveis e respeitosos. Destacar que a CNV envolve a expressão de sentimentos e necessidades de forma clara, empática e não acusatória.
b. Apresentar um exemplo de uma situação de conflito ou comunicação difícil por escrito. Por exemplo: "Imagine que você encontrou um colega de classe usando seu lápis sem pedir permissão e isso te deixou chateado. Como você poderia abordar essa situação utilizando os princípios da Comunicação Não Violenta por escrito?"
Passos para a prática da CNV (10 minutos): Explicar os quatro passos da Comunicação Não Violenta: Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido. Discutir brevemente cada um desses passos e como eles podem ser aplicados na escrita.
- - Observação: Incentivar os alunos a descreverem a situação de forma objetiva, sem julgamentos ou críticas.
- - Sentimento: Pedir que identifiquem e expressem seus sentimentos em relação à situação, utilizando palavras específicas (por exemplo, frustração, tristeza, desapontamento).
- - Necessidade: Pedir que reflitam sobre quais necessidades não estão sendo atendidas naquela situação e as expressem de forma clara e positiva.
- - Pedido: Instruir a fazerem um pedido respeitoso e concreto que possa ajudar a atender às suas necessidades.
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