1. Iniciar a aula com uma conversa sobre os direitos humanos.
O QUE SÃO OS DIREITOS HUMANOS?
Enquanto alguns dicionários definem a palavra “direito” como “um privilégio”, quando usada no contexto dos “direitos humanos”, estamos a falar de algo mais básico.*
Todas as pessoas estão intituladas a certos direitos fundamentais, simplesmente pelo facto de elas serem um ser humano. Estes são chamados de “direitos humanos”. Eles não são apenas privilégios, que podem ser tirados por capricho de alguém.
São “direitos” porque são coisas que lhe são permitidas ser, fazer ou ter. Estes direitos estão aí para a sua proteção contra pessoas que poderão querer prejudicá-lo ou magoá-lo. Estão também aí para nos ajudar a darmo-nos bem uns com os outros e a viver em paz.
Muitas pessoas sabem algo sobre os seus direitos. Geralmente elas sabem que têm o direito à alimentação e a um lugar seguro onde ficar. Elas sabem que têm direito a serem pagas pelo trabalho que fazem. Mas, para além disso, existem muitos outros direitos.
Quando os direitos humanos não são bem conhecidos pelas pessoas, abusos como a discriminação, a intolerância, a injustiça, a opressão e a escravidão podem surgir.
Nascida das atrocidades e da enorme perda de vidas durante a II Guerra Mundial, a Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas foi assinada em 1948 para estabelecer uma compreensão comum sobre o que são os direitos de todos nós. Ela forma a base para um mundo construído sobre a liberdade, a justiça e a paz.
Declaração Simplificada:
1 a 15: http://br.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-1-15.html
16 a 30: http://br.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-16-30.html
2. Apresentar a música "Human Rights: The Beginning", de Hana-li:
3. Apresentar e comentar os vídeos.
Após esta aula, os alunos iniciarão uma pesquisa sobre as principais semelhanças e diferenças entre os país do mundo. Cada aluno escolherá um país para estudar e apresentar.
WE ARE ALL DIFFERENT, BUT THE SAME
Pesquise algumas curiosidades de um país que você gostaria de conhecer. Observe as roupas, comidas, religião, cultura, a bandeira e outros itens que você considera importante. Reflita sobre as diferenças culturais do seu país de origem.
Crie um fantoche (de materiais recicláveis) para representar um estrangeiro do país pesquisado.
Escreva um pequeno texto para apresentar para a turma.
Exemplo: Hi, I am _____________ (nome do estrangeiro). I am _______________ (nacionalidade). I am from __________________ (país). I am _____________ years old (idade). In my country there are many ________________(animais). My religion is _____________ (religião). I like to visit _____________________ (ponto turístico) and I like to eat _____________________ (comida típica).
0 Comments/Answers:
Postar um comentário